O Conselho da Empresária da CIC de Caxias do Sul celebra mais de duas décadas de atuação
O Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul foi fundado em 14 de abril de 1997, na gestão do empresário Aldenir Stumpf, com a iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, dirigida na época por Fúlvia Stedile Angeli Gazola e Dina de Queiroz Gazola. Então denominado Conselho da Mulher Empresária/Executiva da CIC, teve como primeira coordenadora Marta Stumpf. “A partir da criação do Conselho, a participação do público feminino nas atividades da CIC ganhou nova dimensão e representatividade, com atuação em cargos da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo”, explica a atual presidente, Cintia Buzin. “Baseado na missão da CIC e na liberdade de empreender, o Conselho assume a tarefa de colaborar na conscientização e difusão da cultura da qualidade para o quadro associativo e comunidade em geral. Nessas duas décadas, a entidade promoveu diversos eventos em prol desses objetivos”, descreve a presidente.
Com o objetivo de aproximar o público feminino da CIC nas reuniões-almoço, palestras e atividades da Casa, acompanhando e representando a Entidade em projetos de âmbito do conhecimento empresarial, cultural, social, político e econômico, logo em seu primeiro ano de atuação o Conselho desenvolveu importantes ações. Presidido inicialmente por Marta e Fúlvia, e com o apoio de outras 46 mulheres, em 1997 a organização criou três projetos: Banco da Mulher, Comunidade e Educação e Cultura. Cada um com objetivos próprios e grupos de trabalho distintos.
Outra ação muito representativa foi o Projeto CIC Qualidade de Vida, lançado pelo Conselho no dia 17 de julho de 1999, durante o Dia da Qualidade Caxias. Implementado na gestão de Lisete Alberici Oselame, a ação tinha como público-alvo as famílias dos bairros da cidade. Ao longo dos anos em que a atividade foi realizada, promoveu encontros nas áreas da saúde e higiene, meio ambiente, educação e cultura, esporte e lazer e relacionamento interpessoal.
Calcula-se que o Conselho da Empresária realizou ao longo destes 20 anos cerca de 700 ações entre encontros, palestras, programações culturais e sociais. Eventos que reuniram milhares de mulheres – e cada vez mais conta com a participação dos homens nos eventos. Desde personalidades reconhecidas na Literatura, como a escritora Lya Luft e Márcia Tiburi, até mulheres que estão à frente de grandes companhias, como a empresária Amália Sina e Chieko Aoki, fazem parte da lista de pessoas que ministraram palestras junto à Entidade. Entre as ações que mais se destacam estão o encontro mensal Café com Informação e o distinto Jantar Anual Noite da Salada.