Você já parou para pensar qual a alimentação mais adequada para o seu pet?
Saúde, longevidade, alimentação saudável e qualidade de vida são assuntos que cada vez estão mais em pauta. Por isso as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares, estilo de vida e buscando produtos naturais e saudáveis. Essa mesma preocupação se estende aos nossos pets. Eles fazem parte do convívio familiar e nós devemos nos preocupar em oferecer uma dieta de qualidade que forneça todos os nutrientes necessários para que eles tenham uma melhor qualidade de vida e longevidade. Os cães e gatos necessitam ingerir diariamente todos os nutrientes essenciais à sua saúde: aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Por isso dar alimentação natural para o pet é diferente de dar “sobras” da nossa comida. Mesmo que nós comamos uma comida saudável, dar o mesmo alimento que comemos aos nossos pets não é o correto, pois os cães e gatos têm necessidades de proporções de nutrientes diferentes das proporções ideais para o homem. O uso de sobras de comida não garante a ingestão adequada desses nutrientes, podendo, até, tornar os pets mais suscetíveis ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde.
A alimentação natural (AN) é uma dieta formulada por profissionais, e é composta por ingredientes naturais cozidos, se possível orgânicos, evitando ao máximo a utilização de produtos industrializados. A alimentação deve ser elaborada e pensada individualmente para cada animal, a fim de proporcionar os nutrientes necessários, com a quantidade correta de proteína, minerais, vitaminas, carboidratos e gordura de boa qualidade, o que raramente ocorre com as rações industrializadas. O uso da alimentação natural tem como vantagens: melhora da qualidade de vida do cão, maior disposição do pet, melhor digestibilidade, presença de ingredientes ricos em antioxidantes, que também ajudam a reduzir inflamações do organismo, melhora na pelagem, funcionamento adequado do trato intestinal, melhora da absorção de nutrientes e, consequentemente, diminuição do volume e odor das fezes. Também resulta em maior longevidade e mais saúde. Além do mais a alimentação natural contém pelo menos 70% de água (umidade), o que facilita a digestão dos alimentos e protege diretamente a saúde dos rins e do trato urinário.
Uma dieta natural balanceada é mais segura que as alimentações industrializadas, pois o tutor pode escolher alimentos frescos e de qualidade para seu animal, sem processos químicos, inserção de corantes e conservantes cancerígenos. Um animal que come AN apropriada ao longo da vida, tem menos chances de desenvolver patologias alérgicas e imunológicas, uma vez eu a AN é capaz de prevenir doenças, além de ajudar no tratamento de patologias. O primeiro passo para mudar a dieta de seu pet é a consultar com um médico veterinário nutrólogo. É esse profissional que irá prescrever a dieta específica ou de manutenção, analisando a idade do animal, o metabolismo, gasto de energia com exercícios físicos e outras necessidades do pet. O tutor, ao optar por uma alimentação natural para o seu pet, abrirá um mundo novo para ambos, oferecendo opções variadas na hora das refeições. Por isso, a informação correta e a escolha dos fornecedores da alimentação são muito importantes para o sucesso da dieta e para o bem-estar do animal de estimação.