Mesmo em pandemia, com tantas flutuações do mercado, foram vendidos mais de 2,48 milhões de cotas de consórcio em 2020, o maior volume dos últimos 10 anos, conforme dados da ABAC
Falar de consórcios é falar sobre sonhos. O sonho de conquistar a casa própria, um carro novo, construir seu imóvel, adquirir bens residenciais ou comerciais. Investir em consórcio é a certeza de transformar estes sonhos em realidade. A pandemia e os impactos por ela provocados fizeram com que muitos analisassem seu momento presente e notassem tendências que podem persistir, seja na necessidade de ter um espaço home office ou uma sonhada casa de veraneio.
Meus 18 anos de experiência nesse segmento, sempre atrelados a forte marca que é a Racon Consórcios, me forneceram bagagem suficiente para criar algumas percepções sobre o mercado. Atuei muitos anos como vendedor para depois gerenciar a área comercial da Racon em toda a região de Caxias do Sul e, portanto, afirmo com convicção que mercado de consórcios é sólido e seguro – basta ser assessorado por um especialista. Esse profissional norteará o atendimento com base nas necessidades do cliente, encaixando-o com exatidão entre os mais variados grupos ativos que temos.
Prova que o segmento de consórcio prospera no país é que, mesmo em tempos de pandemia, com tantas flutuações do mercado, foram vendidos mais de 2,48 milhões de cotas em 2020, o maior volume dos últimos 10 anos, conforme dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Para mim, o consórcio ganhou força por ser menos burocrático, por não existirem juros, apenas a taxa de administração a título de remuneração pela formação, organização e administração do grupo de consórcio até o encerramento e por contar com investimentos democráticos, que “cabem no bolso de qualquer um””. Mais do que isso, essa modalidade funciona como uma “poupança forçada”. Aqui exponho mais uma percepção: é corriqueiro que esta prática de planejamento esteja muito mais presente na cabeça das pessoas.
Costumo mencionar que poupar e guardar dinheiro por meio das poupanças tradicionais, em que se pode sacá-lo a qualquer momento, é perigoso. Ainda mais, somado à dificuldade da grande maioria das pessoas de ter a disciplina de poupar. Já no consórcio, você se planeja, investe, não perde o foco principal que é a realização do seu sonho e quando viu já conquistou.
É importante destacar que no sistema de consórcio você não está amarrado com nenhum tipo de imóvel ou veículo. No momento da contemplação, o consorciado tem a sua disposição uma carta de crédito para ir ao mercado e adquirir o bem que melhor lhe atende. E todos sabemos que dinheiro na mão é sinônimo de excelentes negócios.
Além da expertise em consórcios, atuamos também com seguros residencial e de vida, em parceria com a Randon Corretora de Seguros, outra empresa do grupo Randon, o que traduz credibilidade para quem preza pela segurança e tranquilidade da sua família e do seu patrimônio.
É gratificante, para nós da Racon, poder ajudar, seja quem for, a conquistar seus sonhos. Ao longo destas quase duas décadas na empresa, vejo que nossa equipe comercial se preocupa, verdadeiramente, em atender bem os clientes, em ajudá-los a encontrar a melhor forma para alcançar seus objetivos. É uma cultura nossa. É o que temos de melhor. Para isso é preciso ter coerência, profissionalismo e saber o quanto o consórcio pode transformar a vida das pessoas. Por isso, a minha realização pessoal – e tenho certeza que a de todos da Racon – é ver as pessoas “chegando lá”.