Menu

Carolina Pescador

03/07/2019

Fisioterapia e Hidroterapia Pet

A água é um importante meio terapêutico para a reabilitação física de pequenos animais

A fisioterapia dentro da água é essencial para que o pet volte a andar Numa avaliação fisioterápica examinamos o animal com o propósito de criar um plano de reabilitação física Essa avaliação considera a determinação da massa muscular, as condições de mobilidade, a estabilidade articular, bem como a dor enfrentada pelo pet naquele momento O plano de tratamento deve sempre ser individualizado para cada paciente A fisioterapia desempenha uma função importante na prevenção de lesões bem como na reabilitação de pacientes com lesões ortopédicas e neurológicas

A fisioterapia é uma especialidade da medicina veterinária indicada para pets com problemas ortopédicos como artroses e artrites, rupturas de ligamento, displasia coxofemoral, luxação de patela, entre outros. Também é aplicada para casos neurológicos, sendo um auxilio essencial para que o pet a voltar a caminhar quando há  comprometimento da locomoção e da condição muscular (como em casos de fraturas, traumas na coluna ou hérnias de disco). Além disso, a fisioterapia é indicada para casos de obesidade e para melhorar o condicionamento físico do pet.

O fisioterapeuta veterinário pode integrar uma variedade de recursos terapêuticos, como terapias manuais (que incluem alongamentos, massagens, e movimentação articular),  termoterapia, eletroterapia e laserterapia, como também exercícios terapêuticos para auxiliar no tratamento de reabilitação dos pacientes. Numa avaliação fisioterápica examinamos o animal com o propósito de criar um plano de reabilitação física. Essa avaliação considera a determinação da massa muscular, as condições de mobilidade, a estabilidade articular, bem como o grau de dor apresentado pelo pet naquele momento. O plano de tratamento deve sempre ser individualizado para cada paciente. A fisioterapia desempenha uma função importante na prevenção de lesões bem como na reabilitação de pacientes com lesões ortopédicas e neurológicas.

Hidroterapia

A fisioterapia dentro da água é essencial para que o pet volte a andar. A água é um importante meio terapêutico para a reabilitação física de pequenos animais, especialmente cães. Devido as suas propriedades como flutuabilidade e pressão, a prática permite que muitos animais realizem movimentos que normalmente não conseguem ou que possuem dificuldade de realizar fora da água. Exercitando-se dentro da água o animal tem maior facilidade além de aliviar a sobrecarga das articulações. Os exercícios de hidroterapia são realizados em água aquecida, geralmente em torno de 33°C. Essa climatização da água permite o relaxamento da musculatura, e a diminuição de contraturas que são responsáveis pela dor na maioria dos problemas ortopédicos e neurológicos.

Há diversas formas de uso da hidroterapia, mas as mais utilizadas são a esteira aquática e a natação. Na esteira aquática, a movimentação cria uma correnteza contrária ao sentido de caminhada do animal, favorecendo o reforço muscular e o ganho de massa. Associado a isso, o alívio do peso real do pet faz com que ele apoie mais rápido a pata ou volte a caminhar antes, sendo fundamental na recuperação dos animais com lesões ortopédicas e neurológicas.

A natação, por sua vez, é muito indicada também para condicionamento cardiorrespiratório. A hidroterapia é utilizada em combinação com outras modalidades fisioterápicas, e também é muito indicada para proporcionar condicionamento físico de animais obesos ou atletas. Tudo isso, idealmente, sempre com o acompanhamento de um médico veterinário especializado em fisioterapia.