Menu

Caroline Pierosan

08/07/2020

Comunicação Vende?

"A pergunta certa não é “SE” comunicação vende, e sim “COMO” a comunicação vende..."

Como você ajuda o seu cliente feliz a te indicar? Já pensou nisso?

 

Pense por um momento, nas suas últimas decisões de compra. O que você comprou? Por quê? 

Você só compra algo porque recebe alguma informação por algum canal. A pergunta certa então não é “SE” comunicação vende, mas sim “COMO” a comunicação vende. A comunicação é uma ferramenta de sobrevivência que pode ser usada para as mais variadas finalidades. Há muitas maneiras de comunicar! 

Alguns profissionais comentam comigo “eu não preciso de uma estratégia qualificada de comunicação porque nós vendemos por indicação”... Ok, e o que é uma indicação? Não se trata de alguém comunicando a seu respeito?

Normalmente as indicações são de clientes satisfeitos com o seu produto e/ou serviço que falam sobre a sua existência quando, por acaso, alguém lhes informa que está “precisando” de algo que você tem ou é. 

Entretanto esse cliente feliz (que muitas vezes pode ser muito discreto e ocupado) não tem a OBRIGAÇÃO ou, melhor, a MISSÃO de falar de você. 

Essa missão é sua!

Essa missão é sua em relação à sua vida, à sua profissão e ao seu negócio. 

Como você ajuda o seu cliente feliz a te indicar? Já pensou nisso? 

Fico ABISMADA em constatar que a COMUNICAÇÃO ainda NÃO É CONSIDERADA uma área ESTRATÉGICA em muitas empresas (pequenas, médias e grandes - também) sendo mais vista pelos "donos" dos negócios como UM LUXO ou uma FUTILIDADE. 

Não confunda a ESSENCIALIDADE DA COMUNICAÇÃO com a forma infeliz com que muitas marcas se comunicam, ou com algum projeto que você já viu dando errado. Não é porque os outros erram que você precisa errar também.

Assim como a comunicação é NECESSÁRIA (fundamental como o ar que respiramos) ela também deve ser PERSONALIZADA.

Não há receita padrão (e nessa busca nasce a confusão). 

Há estilos, ferramentas, estratégias – e todas elas podem ser escolhidas ou não por você e pela sua empresa para alcançar os propósitos que deseja, da FORMA como melhor acredita. 

A partir de hoje eu vou esclarecer bastante sobre essa gigantesca confusão que existe no mercado entre CONCEITOS, FERRAMENTAS e DESÍGNIO de cada diferente PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO. 

A comunicação é uma aventura maravilhosa – se você tiver um mapa eficaz!

Acompanha que ainda vou falar muito sobre isso!