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Caroline Pierosan

04/11/2020

Por que minha equipe não representa minha marca?

A preparação para a boa comunicação deveria ser um investimento, de cada empresário, para com seu grupo de colaboradores; com certeza absoluta os retornos serão a curtíssimo, médio e longo prazo!

Essas habilidades lapidadas apresentarão a todos, profissionais, grupos e, por fim, às marcas às quais esses servem, oportunidades fenomenais, de abrangência e influência exponencial

Porque você não a preparou para isso.

Eis o desafio!

Sua marca é fenomenal, sua empresa é inovadora, a proposta de produto / serviço é impecável porémmmmm... a equipe não se comunica bem.

Composta por técnicos, muito competentes na execução e entrega das suas especialidades, quando chamados à se expor (numa apresentação, numa dinâmica de grupo, numa “live”, ou até, numa simples – nem tanto – postagem), as pessoas “empacam”.

Ficam tímidas, travadas, engraçadas, irreconhecíveis...

Não conseguem mostrar profissionalismo, brincam nervosamente, engasgam, erram a fala, ou saem nas fotos de um jeito “esquisito”. 

Você não está só!

Grande parte das empresas, de todos os segmentos, enfrentam essa situação. Isso, porque, pouquíssimas são as pessoas que receberam “preparação para a comunicação” ao longo de sua formação.

Exato!

Ninguém nos prepara!

Além das poucas aulas de artes (teatro), redação da língua portuguesa e alguma oficina de fotografia (quando muito) ninguém que não tenha cursado uma graduação na área da comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas ou marketing) saberá o passo a passo técnico para uma comunicação interpessoal qualificada.

Aí, nos vemos diante da era digital, com a possibilidade de uso dos canais de comunicação populares (redes sociais) que possibilitam a exibição de produtos de imagem, escrita, som e vídeo, e, simplesmente, não sabemos o que fazer – além, é claro, da dificuldade clássica dos nossos profissionais no que tange o posicionamento em público (diante de pessoas, numa palestra ou num discurso de final de ano, por exemplo).

Não! A boa comunicação não é um DOM, apenas.

É uma HABILIDADE que precisa ser desenvolvida. 

Então, caro gestor, talvez, mais do que esperar que, do dia para a noite, a sua equipe simplesmente “passe a se comunicar melhor”, ou, pior, “bombe nas redes sociais”, talvez, você precise proporcionar treinamentos de comunicação estratégica para o seu grupo.

Uma empresa que possui uma equipe que bem se comunica, com certeza, fortalecerá a sua imagem, o seu trabalho e a sua influência no mercado em que o grupo está inserido.

Além do alerta (veemente) compartilho algumas orientações básicas sobre o que todo profissional precisa saber para comunicar mais e melhor:

 

1) ATITUDE: a sua equipe precisa entender que o posicionamento tímido a nada serve. O mundo, o mercado e os clientes precisam, cada vez mais, de pessoas confortáveis em exercer a sua comunicação. Portanto, antes de mais nada, a boa comunicação nasce de uma ATITUDE SEGURA. 

2) IMAGEM: num mundo que trabalha com ferramentas visuais o tempo todo, é inadmissível que qualquer profissional, de qualquer área, não se preocupe com a sua imagem pessoal (seja ela metafísica ou virtual). Isso significa pensar em cores, roupas, estilo, corte de cabelo, produção, acessórios, qualidade das fotos, etc, etc, etc. Você (e sua equipe) precisam entender o que é, como funciona e como melhor utilizar a LINGUAGEM NÃO VERBAL.

3) FALA: precisamos aprender a falar. Precisamos! De verdade. Bem falar nos deve  ser tão confortável quanto respirar. Isso diante de uma única pessoa, numa reunião, com um superior ou com um subordinado, numa live, numa gravação de vídeo ou numa entrevista para um jornal nacional. Não importa. O profissional desse século precisa saber falar, ter a iniciativa de falar, promover que outros falem e surpreender com a sua fala. 

4) ESCRITA: é tão importante quanto a fala. Nenhum técnico, de nenhuma área, deveria sequer hesitar para escrever qualquer texto. Na verdade, deveríamos sempre, nos voluntariar para expor ideias. Escrever nada mais é do que “falar” de forma organizada, registrando pensamentos e lógicas que ficarão “salvos no tempo” para que muitas pessoas possam ter acesso ao conteúdo posteriormente. É chocante a dificuldade que a maioria dos adultos brasileiros têm de escrever. Precisamos estimular que isso ocorra com mais frequência, até que, para a nossa equipe, registrar conteúdo com qualidade, originalidade e um certo carisma (por que não?) seja natural.

5) AUDIOVISUAL: produto que mescla produção visual e, normalmente, falas. Aparecer em vídeo nos deveria ser familiar como olhar-se no espelho. Os membros da nossa equipe precisam posicionar-se para gravações de forma natural, sabendo corrigir postura, preparar imagem pessoal, conteúdo e fala. Todos esses elementos, agindo em harmonia, resultarão em um bom produto audiovisual, aproveitável para qualquer pessoa que receba o material.

 

É claro que, para cada uma dessas etapas, há muitas outras recomendações técnicas importantes e pertinentes de serem expostas. 

Sobre cada uma delas, falarei nas próximas publicações. 

Agora, cabe ressaltar que:

Comunicação não pode mais ser um problema para nossas equipes! 

Pelo contrário! 

A preparação para a boa comunicação deveria ser um investimento, de cada empresário, para com seu grupo de colaboradores. Com certeza absoluta os retornos serão a curtíssimo, médio e longo prazo. 

Prepare sua equipe! 

Essas habilidades lapidadas apresentarão a todos, profissionais, grupos e, por fim, às marcas às quais esses servem, oportunidades fenomenais, de abrangência e influência exponencial.

Vamos falar sobre como isso pode ser feito na sua empresa?