Menu

Christiane Crestani

13/08/2019

Invisalign First

Por que investir em um tratamento com alinhadores em crianças?  

Os alinhadores podem ser utilizados para vários problemas nessa fase como expansão do arco dentário, fechamento de espaços, correção de dentes tortos, alinhamentos estéticos e recuperação de espaços Os alinhadores são trocados a cada sete a dez dias e vão exercendo uma pressão sobre os dentes levando-os para a posição previamente planejada A criança pode comer de tudo e ainda manter sua rotina de higiene Ao escovar os dentes e passar o fio dental ela pode remover o aparelho diminuindo assim o risco de cáries e manchas brancas tão comuns mediante o uso dos aparelhos tradicionais

Quem já usou aparelho fixo nos dentes sabe como é difícil se adaptar e o quanto ele pode incomodar. Imagine todas essas dificuldades em uma criança. Para facilitar e tornar o tratamento mais confortável a Align Technology lançou esse ano no Brasil o Invisalign First com muito embasamento científico e evidências clínicas. Como o tratamento com alinhadores invisíveis Invisalign funciona? Primeiro realiza-se uma avaliação clínica na criança e um escaneamento digital dos dentes evitando as tradicionais moldagens com massinhas (que, muitas vezes podem ser desconfortáveis).

A partir do escaneamento teremos um modelo digital dos dentes e conseguiremos realizar uma simulação de como ficaria o resultado do tratamento. Com a análise desse modelo e com outros exames complementares solicitados, realizamos o planejamento digital do caso. Essas informações são enviadas para a Align e, a partir delas, os alinhadores são confeccionados. Os alinhadores são trocados a cada sete a dez dias e vão exercendo uma pressão sobre os dentes levando-os para a posição previamente planejada.

Costumo receber muitos questionamentos no consultório sobre o porquê investir em um tratamento com alinhadores em crianças. O que tento mostrar para os pais é o quanto o Invisalign pode ser benéfico, afinal pequenos sorrisos também merecem um tratamento planejado especialmente para eles. O maior questionamento é em relação ao fato do alinhador ser removível e a criança acabar não se habituando a mantê-lo. Porém, cabe lembrar que a maioria dos tratamentos realizados na fase de crescimento são com aparelhos removíveis e que esses aparelhos convencionais têm grande volume de acrílico e arames que atrapalham a fala e causam desconforto e constrangimento para as crianças. Já os alinhadores apoiam-se apenas em dentes e são confortáveis e praticamente invisíveis. Além disso eles possuem um indicador de uso que muda de cor conforme a utilização.

Os alinhadores podem ser utilizados para vários problemas nessa fase como expansão do arco dentário, fechamento de espaços, correção de dentes tortos, alinhamentos estéticos e recuperação de espaços. Dentre as vantagens dos alinhadores, as que considero as mais importantes, são em relação à higiene e conforto uma vez que eles não requerem restrições alimentares. A criança pode comer de tudo e ainda manter sua rotina de higiene. Ao escovar os dentes e passar o fio dental ela pode remover o aparelho diminuindo assim o risco de cáries e manchas brancas tão comuns mediante o uso dos aparelhos tradicionais.

Quando uma criança cresce seu sorriso cresce com ela. Mesmo com dentes de leite, a infância pode ser o momento perfeito para começar o tratamento, entre os seis e dez anos de idade. Essa é a chamada fase 1 do tratamento e, se iniciada precocemente, quando a maioria dos dentes permanentes tiver nascido, a fase 2 se tornará mais rápida e fácil de tratar. O Invisalign First é a maneira mais rápida, confortável e previsível para cuidar do sorriso das crianças.