Quais são as 10 dúvidas mais comuns sobre clareamento dental?
Não faltam alternativas, hoje em dia, para melhorar a autoestima. E uma dela é o tratamento estético dental. Investir no sorriso para garantir dentes mais brancos e harmônicos deixa o paciente mais confiante (e com uma aparência mais jovem!). O clareamento dental, um dos tratamentos mais populares, exige cuidados. Seja qual for o tipo de procedimento escolhido, ele deve ser realizado com a supervisão de um cirurgião-dentista. Modinhas de internet, como métodos caseiros milagrosos para clarear os dentes, não funcionam na prática, e podem ser prejudiciais à saúde.
Existem basicamente dois tipos de clareamento: a técnica feita em casa, onde o próprio paciente aplica o gel (com o acompanhamento de consultas antes, durantes e depois); e o clareamento feito em consultório, que é a melhor opção para quem deseja um resultado mais rápido. Nessa modalidade, normalmente são realizadas até três sessões com aplicação de um gel com uma concentração maior do agente clareador. A seguir, responderei as 10 dúvidas mais recorrentes em meu consultório, quando o assunto é clareamento dental:
1 – O clareamento pode oferecer alguns riscos. Por esse motivo, o ideal é realizar uma avaliação clínica antes do início do tratamento e sempre contar com supervisão e orientação de um profissional habilitado.
2 – Existem 3 técnicas: clareamento caseiro, de consultório e a associação dessas duas técnicas. Cada caso deve ser avaliado para a melhor indicação.
3 – O tempo de duração do tratamento depende da técnica escolhida, dedicação do paciente e da cor inicial dos dentes.
4 – Sim, os dentes podem ficar mais sensíveis durante o clareamento. Para aliviar a sensibilidade, utilizamos cremes dentais específicos.
5 – Não, os dentes não ficam mais fracos por causa do clareamento.
6 – Restaurações e próteses não clareiam, por isso, é necessária uma avaliação clínica antes de iniciar o clareamento, para um bom planejamento de cada caso.
7 – O tempo de duração do resultado do clareamento vai depender dos hábitos de cada paciente.
8 – Recomendo, como protocolo dos meus clareamentos, diminuir a ingestão de líquidos e alimentos com corantes durante o tratamento. Hoje já existem estudos que mostram que isso não influencia nos resultados. Mas, por enquanto, prefiro manter esse cuidado.
9 – Quem não pode fazer clareamento? Ele é contraindicado para gestantes, lactantes, pacientes com sensibilidade ao agente clareador e menores de 15 anos.
10 – Dentes com tratamento de canal podem clarear? Sempre indico clarear esses dentes primeiro para avaliarmos o resultado antes de clarear os outros. Outra opção para esses dentes são as facetas de resina ou porcelana.
Se você ainda tiver questões ou quiser saber mais sobre o clareamento, consulte um profissional especializado. O verão está chegando e nada melhor do que um sorriso lindo e iluminado para curtir a estação!