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Christiane Crestani

27/01/2020

O Impacto do Sorriso nas Relações deTrabalho

Em uma reunião, um sorriso não deve ultrapassar mais do que um segundo; entenda os motivos dessa e de outras curiosidades Em uma reunião, um sorriso não deve ultrapassar mais do que um segundo; entenda os motivos dessa e de outras curiosidades  

Um sorriso aberto pode ser interpretado como sinal de confiança, enquanto sorrir com a boca fechada pode passar a impressão de que você está escondendo algo

Antes mesmo do surgimento da comunicação verbal e escrita, já utilizávamos a linguagem não verbal para nos relacionarmos. As expressões faciais, a postura e, principalmente, o sorriso sempre foram de imenso valor para a comunicação pessoal. A linguagem corporal é composta por uma conjuntura de elementos e o sorriso desempenha um papel essencial na construção dessas mensagens e no apoio à transmissão delas pelos interlocutores. O gesto de sorrir, o mais expressivo das expressões faciais, pode representar receptividade, abertura, aprovação, prazer, felicidade, empatia, resignação e mais uma série de sensações e sentimentos humanos. Historicamente, a utilização do sorriso entre indivíduos (de forma voluntária e involuntária) ultrapassa a mera reflexão de estado de espírito, alcançando a possibilidade de dissimulação emocional perante o outro.

Você sabia que a interpretação da veracidade de um sorriso pode ser feita por meio de diferentes sinais? Alguns estudos mostram que um sorriso aberto, mostrando os dentes, pode ser interpretado como sinal de confiança, enquanto sorrir com a boca fechada pode passar a impressão de que você está escondendo algo. Em uma reunião, por exemplo, um sorriso, para ser considerado sincero, não deve ultrapassar mais do que um segundo. Expressões forçadas, geralmente levam mais tempo para se dissipar, pois o transmissor estará preocupado em demonstrar a expressão. Por outro lado, não sorrir demonstra, segundo conceitos da psicologia, inflexibilidade e falta de atenção.

Para criar uma verdadeira comunicação com líderes e colaboradores, o sorriso deve vir acompanhado do “olho no olho”, criando uma linha de conexão, e tirando o foco do sorriso em si. Dentro das empresas, um sorriso pode ajudar a criar empatia e aumentar o relacionamento interpessoal entre diferentes hierarquias. Por fim, o sorriso precisa vir na hora certa, sempre acompanhado de outra ação gestual ou verbal, a fim de garantir a efetividade da mensagem transmitida entre as partes. Na sociedade digital em que vivemos, onde, ao invés de conversar, as pessoas preferem digitar, estamos perdendo muito a essência dos relacionamentos. Nesse sentido é importante lembrar que o contato, a troca de olhares e sorrisos e as expressões faciais e corporais falam muito mais sobre você e sua personalidade do que um emoji.