“É como uma filmagem dos dentes, totalmente confortável e indolor”
Entre as coisas que mais amo estão o meu trabalho como ortodontista e a tecnologia. Com isso em mente, por que não unir minhas duas paixões e trazer para meus pacientes o que há de mais moderno e inovador na odontologia? Essa tecnologia se chama scanner intraoral Itero. Você já ouviu falar a respeito disso?
O Itero faz parte do meu dia a dia desde 2018. Trata-se de um scanner intraoral que realiza uma varredura ótica a laser, para alcançar precisão e perfeição na criação de um modelo 3D digital do sorriso do paciente. É como uma filmagem dos dentes, totalmente confortável e indolor. O Scanner foi um importante investimento para o consultório pois, com ele, não é mais necessário aplicar as desconfortáveis moldagens (massinhas) nos pacientes, principalmente nas crianças. Por meio da inteligência artificial, esse molde nos fornece várias informações que podem mudar a experiência do paciente ao visitar o dentista. Entre as possibilidades, uma das ferramentas que mais faz sucesso é o Simulador de Resultados. Ele permite mostrar, já na fase de avaliação, o resultado final (como um antes e depois), melhorando a percepção do paciente e, por consequência, a sua motivação para realizar o tratamento.
Com o Itero conseguimos implementar no consultório um workflow totalmente digital, ou seja, realizamos o escaneamento, não só para a confecção de aparelhos como o Invisalign, mas para produção de placas de bruxismo e contenção, por meio das impressoras 3D que geram os modelos. Eliminamos assim a necessidade das “massinhas” tradicionais que tanto incomodam os pacientes e causam desconfortos, principalmente nas crianças. Para pacientes com bruxismo ou retração gengival utilizamos o time lapse, a partir do qual realizamos o escaneamento e, depois de alguns meses, repetimos, a fim de conseguir avaliar, por meio de uma sobreposição de imagens, se o desgaste dos dentes ou gengivas está aumentando.
Outra ferramenta disponível é o Progress Assesment, que é incrível, pois permite avaliar se a evolução do tratamento está sendo como planejada. Isso garante muito mais segurança e previsibilidade na finalização do caso. Nesse ano o software restaurativo do Itero foi lançado. Ou seja, agora também utilizamos o scanner para próteses e reabilitações. Para o ortodontista o escaneamento facilita muito a fase de diagnóstico e planejamento, uma vez que temos uma imagem precisa e sem distorções, o que permite uma análise por diversos ângulos e posições, facilitando a apresentação da proposta de tratamento para o paciente, já que ele consegue perceber suas reais necessidades, adquirindo muito mais confiança no processo.
Temos, hoje, a possibilidade de apresentar ao paciente todo um planejamento virtual, para que ele decida se vai realizar seu tratamento ortodôntico. Dessa forma, ele pode saber o que acontecerá em cada etapa do processo, além de compreender com maior precisão quanto tempo levará até a conclusão e resultados.