Menu

Convidados

07/07/2020

Dados São Aliados da Sua Empresa Durante a Pandemia

Como a análise de informações tem contribuído para o combate ao covid-19 e como isso também pode ajudar a sua empresa?

Roberto Novello, especialista em projetos de inteligência de negócios e alfabetização de dados

Pouco a pouco começamos a entender como a análise de dados, gráficos e projeções são fundamentais para entender e combater o coronavírus. Essa prática caiu no gosto popular. Talvez isso seja novo para muitas pessoas, mas este é um conceito muito utilizado nas organizações, conhecido como Business Intelligence, ou BI. Recentemente, enquanto instituições de saúde e governos utilizavam a análise de dados no planejamento operacional de prevenções e controle, inúmeras empresas projetavam como enfrentar a crise econômica resultado da pandemia do Covid-19. Contar com uma ferramenta destas, é fundamental para antecipar e projetar cenários, pois, dessa forma, podemos compreender consequências, sabendo como agir diante de cada situação. A seguir, destaco três pontos sobre como a análise de dados tem contribuído para o combate ao Covid-19, e como ela também pode ajudar a sua empresa: 

 

MONITORAMENTO

Por meio da análise de dados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) monitora a evolução de doenças e infecções comunitárias comuns. Infelizmente, todos os anos surgem novas doenças que podem virar pandemias, por isso é fundamental que a OMS conte com uma plataforma de análises. Quando um padrão preocupante é encontrado, acende-se um alerta em relação ao aumento de casos de infecções e mortalidade, sendo possível evitar que os danos sejam maiores. Ou seja, o BI utiliza o poder dos dados para identificar tendências e planejar a alocação de recursos de forma otimizada. Assim como no caso da OMS, as empresas também podem utilizar essa tecnologia para avaliar os acontecimentos internos e externos, ligar o sinal de alerta e tomar as medidas necessárias para evitar surpresas, além, é claro, de ter mais tempo para planejar a recuperação.

 

DISTRIBUIÇÃO

Seja para o abastecimento de itens essenciais ou para preparar-se com o quadro de funcionários reduzidos, variações bruscas na cadeia de insumos das organizações podem afetar os negócios e impactar o preço final. Nesse cenário os sistemas de análises são essenciais para auxiliar no planejamento de produção e logística, previsões de demanda, controle de estoque, entre outras decisões operacionais que terão impacto direto nos negócios.

 

CONSUMO

O padrão de consumo sempre sofreu constantes alterações. Diante da pandemia, esse espaço de tempo tornou-se menor ainda. Enquanto houve uma corrida em busca de ofertas de álcool, alimentos, remédios e produtos de higiene, outros itens foram deixados de lado. Assim como no caso de novas infecções, o BI entra justamente para identificar novos padrões e oportunidades e agir com rapidez diante dos novos dados, muitas vezes gerando ideias para empresas se reinventarem, evitando a perda de clientes. O sistema que ajuda nas análises e controles das infecções, também pode ajudar e estar presente no dia a dia das empresas, gerando ideias e contribuindo para as estratégias, bem como na tomada de decisões.

 

Quer saber como o BI pode ajudar sua empresa?
Contate synergy@synergy-in.com.br
Acesse https://www.synergy-in.com.br

  

Roberto Novello | roberto.novello@synergy-in.com.br