Essa é a nossa marca!
Recentemente, em uma das reuniões-almoço da CIC Caxias, abordamos o tema da estratégia de marca para conectar pessoas e empresas. Embora muito voltado ao marketing, o assunto levou-me a refletir sobre a “marca” que cada cidade da nossa Região possui. Perguntei-me a respeito da marca “Caxias do Sul” e no que ela representa para nós, caxienses. Pois “diz a lenda” que o povo de Caxias é muito exigente, e por vezes reclama que sua grama não é tão verde quanto a do vizinho. Talvez a explicação para essa característica esteja no fato de que os imigrantes italianos que aqui aportaram tenham passado por muitas dificuldades e, por questões de sobrevivência, superaram todo o tipo de privação. As famílias que colonizaram este município não se entregaram às adversidades e muito menos ao conformismo.
Como herança, desenvolvemos um tipo de personalidade exigente e que nos leva, muitas vezes, a reclamar do que pensamos não ter. Vou citar agora alguns exemplos para ver se vocês, que agora me leem, concordam. Reclamamos, às vezes, que não temos em Caxias do Sul o passeio da Maria Fumaça para oferecer aos nossos turistas e aos moradores. Precisamos inverter essa lógica, pois Caxias do Sul tem, sim, a Maria Fumaça, que está em Bento Gonçalves. E Bento Gonçalves tem um aeroporto que a liga ao centro do país, que é o Hugo Cantergiani, que fica em Caxias do Sul. Caxias do sul tem o mais bonito belvedere para o Rio das Antas, que é o Belvedere Sonda, que está em Nova Pádua. E Nova Pádua tem o maior shopping do interior gaúcho, que é o Iguatemi Caxias.
Caxias do sul tem o mais bonito Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, e Farroupilha tem a mais diversificada gastronomia italiana do Rio Grande do Sul, que está em Caxias do Sul. A nossa cidade também tem os melhores cafés coloniais do país, quiçá do mundo, em Nova Petrópolis, Gramado e Canela, e estes três municípios têm a melhor rede hospitalar do interior do estado, que fica em Caxias do Sul. Caxias do sul tem os cânions mais bonitos do País, que ficam em Cambará do Sul, enquanto Cambará do Sul tem em Caxias do Sul a estrutura necessária para fazer seus passaportes, ou uma Delegacia da Receita Federal, caso necessitem dos serviços desse órgão. Caxias do Sul tem também, olhem que interessante, as melhores águas termais gaúchas. Em contrapartida, Nova Prata e Vila Flores podem se orgulhar de terem uma das maiores fábricas de ônibus e de caminhões do mundo, que estão sediadas em solo caxiense.
Caxias do sul ainda tem as mais modernas fábricas de móveis do País, que estão em Flores da Cunha, enquanto Flores da Cunha tem à sua disposição diversas opções de pizzarias, que estão em Caxias do Sul. E mais: Caxias do Sul tem um dos mais importantes patrimônios históricos e artísticos nacionais, que está em Antônio Prado, com seus casarios tombados. Em compensação, Antônio Prado tem a maior hotelaria do interior gaúcho, com 3.400 leitos, estrutura, serviços e atendimento qualificados, que estão em Caxias do Sul. Temos o melhor espumante, o melhor galeto, temos a Tramontina, o Festiqueijo, Museu do Automóvel, o Vale dos Vinhedos! Enfim, eu poderia ficar aqui a tarde toda citando muitos exemplos mais.
Mas aonde eu quero chegar? Quero chegar ao fato de que temos tudo, absolutamente tudo, mas para isso precisamos pensar em termos de Região! Somos a Serra Gaúcha! Nossa marca é única e tem enorme valor. Em tempos nos quais as palavras conexão, experiência e compartilhamento estão em voga, nada melhor do que pensarmos como Região, em que temos tudo à nossa disposição: lazer, turismo, gastronomia, negócios, serviços, comércio, indústria, saúde, educação, absolutamente tudo, como falei antes. E ainda temos o Campus-Sede da UCS localizado em Caxias do Sul e as demais unidades universitárias nas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí. Para um sonhador, para alguém que idealiza um mundo melhor e mais próspero para todos, não existem fronteiras, nem as placas delimitando o início e o fim de um município. Somos mais que isso, uma grande comunidade, a comunidade da Serra Gaúcha.