Não se trata apenas de atrair clientes, mas de cuidar melhor dos pacientes e fomentar a importância dos cuidados com a saúde dentro e fora de uma clínica ou consultório
De uma maneira simples e fácil de entender, o marketing é a arte de conquistar, manter e desenvolver relacionamentos com clientes, lhes entregando valor e atendendo suas necessidades. Em um primeiro momento esta definição parece rigorosamente ligada a estratégias empresariais de potencializar lucros. Mas esta correlação do marketing apenas com o mundo corporativo já está ultrapassada.
Com a chegada da era digital, a propagação de informações se tornou extremamente dinâmica e descomplicada. Qualquer pessoa tem a facilidade de produzir textos ou vídeos e disseminar na internet, mesmo sem a formação ou conhecimento necessários para elaboração destes conteúdos. Nesse contexto, a área da saúde foi uma das mais afetadas por esta overdose de informações infundadas.
Cada vez mais pessoas se consideram entendedoras e fazem indicações de medicamentos, dietas, exercícios físicos e até tratamentos alternativos para doenças. Em uma consulta rápida a um site de busca ou em redes sociais, você encontra informações sobre patologias, seus sintomas, remédios, contra indicações e efeitos colaterais. É neste cenário temerário que o marketing deve atuar.
Os profissionais da área da saúde, que são verdadeiramente habilitados a discorrer sobre este tema, têm a oportunidade, e por que não dizer a responsabilidade, de produzir estes conteúdos. Com argumentos relevantes em sites, blogs e redes sociais, estes especialistas podem educar o público, tornando-se referência. Além de socialmente responsável esta prática pode converter seguidores em clientes.
O marketing avalia o mercado, as tendências, oportunidades, concorrentes e potenciais clientes. Conhecer estes agentes é fundamental para construir estratégias condizentes com a realidade do seu negócio. Um conjunto de ações é proposto para divulgar e enaltecer os pontos fortes da sua marca, contribuindo positivamente com sua reputação e credibilidade. O objetivo é colocar a sua marca em uma posição de destaque no mercado no qual ela está inserida.
Vale ressaltar que de nada adianta criar a melhor estratégia se a mesma viola os limites definidos pelo Conselho que rege sua profissão. Portanto ter um profissional de marketing que conheça bem as limitações legais na área da saúde é importante. Para uma empresa ou profissional de qualquer área, o marketing pode ser uma ferramenta de auxílio na conquista de mercado, bem como uma assessoria para garantia da sua permanência no mesmo.
Por fim, entendendo o contexto em que se encontram os profissionais da área da saúde e seu público, é possível identificar oportunidades de fidelização destes indivíduos, por meio de estratégias assertivas de marketing. Para tal, seguem algumas ações que podem ser executadas:
Aproximar-se de seus pacientes é fundamental. Não se trata apenas de atrair clientes, mas de cuidar melhor deles e fomentar a importância dos cuidados com a saúde dentro e fora de uma clínica ou consultório.