O município de Garibaldi, que conta com pouco mais de 33 mil habitantes, acaba de completar 117 anos de emancipação
Feliz 117 anos Garibaldi!
Terra de belas e bucólicas paisagens, lindo centro histórico revitalizado, povo hospitaleiro, gastronomia de mesa farta e cultura rica em história. O município de Garibaldi, que conta com pouco mais de 33 mil habitantes, acaba de completar 117 anos de emancipação. Foi aqui, em 1913, que o primeiro espumante brasileiro foi produzido. E é devido ao pioneirismo e a qualidade de seus espumantes que até hoje a cidade é considerada a capital brasileira do espumante. Aqui é lugar de um povo incansável, trabalhador e de espírito empreendedor, que não mede esforços para se superar diariamente, mesmo em meio ao atual cenário econômico. Com importantes roteiros turísticos como a Estrada do Sabor, Rota dos Espumantes, Aeternum Rota Religiosa, Passadas - A arquitetura do olhar, entre outros e eventos como a Fenachamp, o Festival Colonial Italiano, o Natal Borbulhante e o Garibaldi Vintage, a cidade convida turistas e também seus habitantes a disfrutarem de seu charme. Parabéns Garibaldi! Que venham mais conquistas e muitos outros motivos para brindar!
NOTAS:
Dados do Balanço Econômico 2017 são apresentados: Mesmo em tempos de crise, o Balanço Econômico 2017, tradicional publicação da CIC de Garibaldi e Prefeitura Municipal, com apoio da Universidade de Caxias do Sul, aponta que quase 200 novas empresas foram abertas na cidade. "Apesar de todos esses lamentáveis acontecimentos que envolvem os poderes políticos de Brasília, os números desta edição do Balanço Econômico demonstram o quão resiliente são nossos empresários. Resiliência, aliás, que vem sendo constantemente citada como mais uma das grandes qualidades de nossa gente", enfatizou a presidente da CIC de Garibaldi, Alexandra Nicolini Brufatto. A Tramontina Garibaldi foi a empresa de maior destaque nesta 18ª edição da publicação. Os critérios de avaliação levam em conta receita líquida, salários e encargos, lucro operacional, impostos sobre vendas e patrimônio líquido. As exportações de Garibaldi cresceram 8,47% em 2016. Os 5 principais destinos das exportações são Rússia, Hong Kong, Arábia Saudita, Bolívia e Paraguai (sendo carnes de aves o produto mais exportado). A pesquisa, que apresenta os dados de 2016, foi coordenada pela economista Monica Mattia e pelo contabilista Eduardo Tomedi Leite. Para esta edição foram pesquisadas 104 empresas de 18 diferentes segmentos.
Fenachamp encerra com participação superior a 70 mil pessoas: A edição de 2017 da maior festa do município, a Fenachamp, encerrou contabilizando um público de 71.163 visitantes durante os 15 dias de programação. Foram 30.500 garrafas de espumante consumidas. Esses números superam os dados da edição de 2015. A festa foi realizada de 05 a 29 de outubro, com presença de 24 vinícolas da Serra Gaúcha (que juntas são responsáveis por 90% de todo o espumante produzido no país), e variada gastronomia. A festa contou com uma programação extensa de shows, contemplando diversos estilos musicais. A programação incluiu ainda a Vila Típica Italiana apresentando deliciosos produtos da agricultura familiar, cursos de degustação e culinária, feira industrial e comercial, encontros de motos e carros antigos, selfie nas alturas, passeio de helicóptero, e atrações como escalada, bungee jumping e tirolesa. O tradicional Sabrage Coletivo teve recorde de participação em 2017 (388 participantes abriram 380 garrafas com o golpe certeiro, ao mesmo tempo). Na cerimônia de encerramento, o prefeito Antonio Cettolin, anunciou o próximo presidente da festa. Giliano Verzeletti sucederá o trabalho de Clóvis Furlanetto. O prefeito ressaltou ainda que R$ 1 milhão de reais serão investidos para melhorias no parque. A próxima edição já tem data para acontecer: 3 a 27 de outubro de 2019.
CDL Garibaldi inaugura nova sede: No dia em que completou 15 anos de fundação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi inaugurou a sua nova sede. A entidade apresentou na noite do dia 9 de outubro, as novas instalações, na Rua de Júlio de Castilhos, 205 (sala 101), no Centro Comercial Santa Fé. Todos os serviços aos associados, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Certificação Digital, serão prestados no local que possui cerca de 95 m² e reúne a área administrativa e de atendimento aos associados e uma sala de reuniões. No mesmo prédio também está disponível uma sala para cursos, treinamentos e palestras com 30 lugares. "Nosso objetivo é estar mais próximo do comércio garibaldense. E esta iniciativa está entre as diversas que temos desenvolvido para promover o varejo local e melhorar os serviços oferecidos aos associados", enfatiza o presidente da entidade, Carlos Adriano Morari.