Menu

Dale Carnegie

17/09/2020

Como Preservar Relacionamentos em Home Office?

Uma coisa é insubstituível: os contatos interpessoais no trabalho

"Muitos adaptaram espaços, mantiveram a rotina, mas, por mais que se tente emular o ambiente profissional, uma coisa é insubstituível: os relacionamentos interpessoais no trabalho"

Diversas empresas determinaram o regime de home office para grande parte dos colaboradores, por conta da pandemia da Covid-19. Logo no início do isolamento já era possível perceber que nem todo mundo estava se adequando bem à nova realidade. Muitos adaptaram espaços, mantiveram a rotina, mas, por mais que se tente emular o ambiente profissional, uma coisa é insubstituível: os relacionamentos interpessoais no trabalho. A seguir, expomos 3 orientações valiosas que podem te ajudar nesse sentido:

 

Adapte-se a um novo estilo de comunicação 

Quando falamos em adotar um novo estilo de comunicação, precisamos abordar não apenas o uso das tecnologias. É preciso que a sua linguagem também se adeque ao novo contexto. Lembre-se: ao ler uma mensagem, você não pode ver as expressões faciais e corporais ou ter ideia do tom de voz usado pelo interlocutor. Portanto, tenha isso sempre em mente na hora de conversar com os colegas e preze por um diálogo claro. 

 

Use vídeo ou áudios 

É possível que a empresa já tenha instituído os encontros virtuais diários. Mas eles não precisam acontecer apenas uma vez por dia por poucos minutos. Se você precisa desenvolver um projeto em conjunto com outra pessoa, marcar uma videochamada pode ser uma boa ideia. Além de quebrar as barreiras impostas pelas mensagens de texto, ver e ouvir os colegas fortalece os relacionamentos interpessoais no trabalho. 

O home office também traz consigo algumas “regras de etiqueta”: 

  • pergunte sempre a disponibilidade dos colegas e nunca ligue de surpresa; 
  • peça permissão para enviar áudios e não os envie muito longos. 

Vale lembrar que todos os assuntos conversados por vídeo ou por áudio devem ser documentados por e-mail, após a reunião. Assim, vocês mantêm um histórico com os principais pontos debatidos, o que facilita no momento de buscar por informações (imagine que contraproducente ter que ouvir vários minutos de gravação para relembrar uma única frase).

 

Façam uma pausa para o cafezinho 

Nas empresas, a pausa para o cafezinho é, normalmente, aquele momento descontraído, de interação e leveza. Isso pode continuar acontecendo, mesmo que com cada um na sua casa! Proponha aos colegas uma pausa no meio da tarde para uma chamada de vídeo em grupo. 

Por 15 ou 20 minutos, conversem sobre tópicos que não envolvam o trabalho. Acredite, com todos vivendo a mesma situação, assunto não irá faltar! 

Essas dicas podem parecer simples, mas diante das tensões que todos estamos vivendo diariamente, podem tornar a jornada de trabalho mais leve. Além disso, ajudam a fortalecer os relacionamentos interpessoais no trabalho, tornando a volta para o escritório muito mais prazerosa.