O que será, e o que não será necessário comprar?
Surpreendentemente, um microrganismo invisível teve o poder de fazer o planeta parar. Temos falado muito sobre como será o pós-pandemia no mundo, e no universo da moda. Em meio a um cenário onde nos deparamos com inúmeras incertezas e medos, eis que teremos um grande desafio diante das empresas produtoras de vestuário! Como estaremos financeiramente e emocionalmente? Penso que teremos uma mudança de comportamento, no consumo e na forma de decidir o que será e o que não será necessário comprar! Entra então a necessidade dos fabricantes de moda de se ajustarem em meio a este cenário. Será preciso realizar um estudo amplo, primeiramente, buscando informações claras sobre os desejos e as permissões financeiras da população como um todo!
Já se está ouvindo falar de moda mais sustentável, do excesso de consumo e de práticas comerciais mais responsáveis. Porém como bem se sabe, vivemos em um mundo industrializado no qual ainda é preciso manter as indústrias produzindo e, consequentemente, empregos, gerando consumidores potenciais, ou seja: emprego = renda = consumo. Segundo muitos empresários do ramo têxtil especificamente falando, o processo de recuperação pós-pandemia, será longo, exigindo muito esforço e determinação de todos! Muito se fala também que o mundo não será mais o mesmo, após tudo isto passar. De fato, será necessário nos reinventarmos para que consigamos dar continuidade ao processo de produzir!
É fato que a moda muda quando a gente muda, e, com certeza, todos nós mudamos muito. Famílias estarão mudadas, consumidores estarão mudados e empresas estarão mudadas. A evolução será notada em vários aspectos, não há como sairmos iguais dessa crise, ela veio para nos fazer evoluir!