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Juliana Dall'Onder

17/09/2020

Brincando e Estimulando o Desenvolvimento da Linguagem

“Um livro é um brinquedo feito de letras; ler é brincar” (Rubens Alves)

"Crianças pequenas que não estão com sua linguagem suficientemente desenvolvidas, utilizam a brincadeira como forma de expressão, sendo a forma como desenvolvem suas habilidades"

Brincar é fundamental para a criança, sendo uma expressão natural que influencia o desenvolvimento das capacidades motoras, verbais e sensoriais.  Por meio da fantasia a criança exercita as capacidades de aprendizado social mesmo sem a necessidade de outros parceiros na brincadeira. Crianças pequenas que não estão com sua linguagem suficientemente desenvolvidas, utilizam a brincadeira como forma de expressão, sendo a forma como desenvolvem suas habilidades.

Para Melanie Klein, psicanalista austríaca nascida em 1882 com ampla atuação na psicanálise da criança, a repressão desnecessária que adultos exercem sobre a brincadeira dos pequenos, com atitudes de mistério e mentiras, podem prejudicar o desenvolvimento intelectual da criança. É importante que os pais realizem papel de observador e de figura protetiva (explicando os reais perigos ou não de uma brincadeira) mas evitem intervenções que repreendam ou critiquem a criatividade das brincadeiras nesse momento.

Se a criança está brincando no barro, por exemplo, e não queremos que ela suje sua roupa temos duas opções: explicar para ela que não queremos que se suje neste momento ou trocar a roupa, e não dizer que se ela se sujar vai ser deixada sozinha (em tempo: nunca ameace uma criança com abandono). As brincadeiras de faz de conta auxiliam no desenvolvimento também do simbólico, além de possuírem regras que promovem a compreensão de papeis como quando a criança brinca que é um motorista ou uma professora e espelha exemplos de comportamento aprendidos.

De alguma forma a brincadeira também funciona como uma “fuga” da realidade, um local intermediário entre a realidade e o imaginário permitindo lidar com situações do ambiente e frustrações. Neste mesmo momento a criança inicia o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem falada. Este desenvolvimento da linguagem e o aumento de vocábulos atuarão facilitando a fase de alfabetização no início da vida escolar. Quanto maior a consciência fonológica (habilidade de manipular sons da nossa língua) da criança, mais rápido ela aprenderá a ler. E aqui está a importância de lermos e conversarmos com as crianças.

Alguns dos benefícios da leitura para os pequenos são o fortalecimento do seu vínculo com o leitor, bem como o desenvolvimento da atenção e concentração, memória, vocabulários e raciocínio. Escutar a leitura estimula a imaginação e a empatia, ajuda a lidar com sentimentos e minimiza problemas comportamentais como agressividade e hiperatividade. Para que a criança goste de ler, ela precisa estar familiarizada com livros (ver, pegar, folhear) e ter exemplos, como ver os pais e cuidadores lendo.