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Leonardo A. Marcon

19/06/2020

"O Físico Digital"

“Esse projeto só é factível porque temos uma cadeia de negócios envolvida, ligada pelo mesmo propósito”

"Queremos apoiar o lojista, fazendo com que cresça conosco, e veja futuro em trabalhar com produtos J.Marcon dentro de sua loja" "O mercado digital existe, e é fato que diariamente vem absorvendo uma fatia representativa de mercado, não estamos de &quotolhos fechados" para esse universo" "O fato de nosso produto ser "fotogênico" faz com que, muitas vezes, não seja necessária uma legenda explicativa sobre o que está sendo mostrado, já que a cena fala por si" "Manter a comunicação ativa com nosso público, vem se mostrando fundamental, principalmente nesse momento, em que o contato físico está limitado devido ao fato de muitas lojas ainda estarem com portas fechadas"

Somos uma empresa com 70 anos de história. Crescemos e nos fortalecemos no mercado com um trabalho que visa parcerias sólidas e duradouras. Aderimos a uma política de respeito e transparência, e nosso objetivo é que todos os envolvidos em nosso canal de distribuição tenham satisfação com o negócio: a fábrica, o lojista e principalmente, o cliente. Seguidas vezes, sou questionado sobre a J.Marcon adotar políticas de restrição a comercialização por meio do e-commerce, o que parece ser um posicionamento ultrapassado, nesse cenário de pandemia e #fiqueemcasa. 

Na função de Diretor Comercial, tenho uma responsabilidade imensa nas mãos. Focar em nosso propósito como marca me deixa seguro de que devemos enaltecer o nosso canal de vendas físico, pois é a ele que devemos o crescimento da marca J.Marcon até o presente momento. Queremos apoiar o lojista, fazendo com que cresça conosco, e veja futuro em trabalhar com produtos J.Marcon dentro de sua loja (aqui abro parêntese, pois o mercado digital existe, e é fato que diariamente vem absorvendo uma fatia representativa de mercado, não estamos de “olhos fechados” para esse universo).

Diante desse posicionamento sobre o e-commerce, optamos por um caminho mais amistoso, o de marketing de relacionamento. As redes sociais são ferramentas que nos ajudam muito a desenvolver diariamente esse trabalho, principalmente Instagram e o website da empresa, o qual foi construído de forma dinâmica e prática, onde, com apenas alguns cliques, o usuário encontra tudo o que necessita. Quando voltamos nosso olhar para esses canais, nossa marca ganhou uma força quase imensurável, pois, deixou de ser apenas um produto e passou a ser objeto de desejo para muitos clientes. O fato de nosso produto ser “fotogênico” faz com que, muitas vezes, não seja necessária uma legenda explicativa sobre o que está sendo mostrado, já que a cena fala por si.

Nosso crescimento nas redes sociais é 100% orgânico, ou seja, não investimos em anúncios patrocinados. São clientes, lojistas, profissionais da decoração, que nos acompanham todos os dias, e colaboram com feedbacks que nos ajudam a buscar desenvolver o nosso melhor. Manter a comunicação ativa com nosso público, vem se mostrando fundamental, principalmente nesse momento, em que o contato físico está limitado devido ao fato de muitas lojas ainda estarem com portas fechadas.

No mês de maio lançamos a Coleção de Produtos 2020, e o nosso site, redes sociais e WhatsApp, foram os meios de comunicação mais favoráveis, para transmitir nossa mensagem aos clientes. O retorno vem se mostrando muito positivo, o que é perceptível por meio dos gráficos. Nosso site teve um acréscimo de 37% no número de visitações, na semana seguinte a divulgação do ensaio da nova coleção. Esse movimento confirma a importância de ser criativo e estar atento as demandas de mercado. É um momento delicado (pois parte do comércio está fechado), e muitos profissionais evitam sair de seu escritório e home office. Então, em parceria com nossos lojistas, iniciamos a ação de enviar mostruário de tecidos e material de apoio, diretamente para o endereço dos profissionais de arquitetura e design, sem burocracia, facilitando o trabalho deles, evitando a necessidade de deslocamento até as lojas para definir acabamentos e tecidos.

A tecnologia, também foi ferramenta para fomentar o canal de relacionamento, por isso desenvolvemos um QR CODE para cada tecido do mostruário. Com apoio de um celular, o usuário pode ver os tecidos aplicados diretamente no produto, facilitando a definição do acabamento. Trabalhamos para conquistar o coração do consumidor, despertando nele o desejo por nossos produtos, bem como a certeza da satisfação em tê-los. Esse projeto só é factível porque temos uma cadeia de negócios envolvida, ligada pelo mesmo propósito. #EstamosComVocê