Menu

Lu Fagherazzi

03/07/2018

Gafes em Festas Infantis

“Educação e diversão podem e devem andar juntas”

A festa é para crianças, as gafes são dos adultos. Muitas das orientações que valem para as festas de adultos valem para as infantis

Festa é momento de celebração. E para os pais, momento ímpar são as festas organizadas para comemorar a vida de seus pimpolhos. A festa é para crianças, as gafes são dos adultos. Muitas das orientações que valem para as festas de adultos valem para as infantis. Festa infantil não é evento aberto ao público, portanto somente as crianças e adultos convidados deverão comparecer. Como explicar para uma criança que não tem lembrancinha com o nome dela se para as demais tem? Esse é um dos vários problemas gerados quando se leva quem não foi convidado, então vale a regra: convidado não convida. Se pretendemos ir à festa, devemos confirmar presença e ir. Do contrário, não vamos. Festa para crianças maiores normalmente não são extensivas aos pais, portanto estes não devem ficar, pois a organização foi feita para as crianças. Caso esteja inseguro em deixar seu filho na festa, pergunte aos anfitriões como será a estrutura e quem cuidará das crianças. Não há mal em dizer que se sente um pouco inseguro e por isso está entrando em contato para esclarecer.

Nas festas para crianças pequenas, em que a presença dos pais é obrigatória, os monitores estão ali para organizar as brincadeiras e auxiliar no andamento da festa. Não é responsabilidade deles cuidar das crianças como se fossem babás, a responsabilidade continua sendo dos pais. Em festas infantis onde são servidas bebidas alcóolicas, o consumo deve ser moderado, pois é uma festa de crianças, não é happy hour. Nada pior do que ter que lidar com quem bebeu além da conta. E é importante lembrar que os adultos são sempre exemplo para as crianças. É bom ensinar as crianças que existe um tempo para cada coisa, e que não se deve chegar na festa e já ir comendo e mexendo em tudo. Os anfitriões e equipe de apoio deixarão claro quando os docinhos poderão ser consumidos. A mesa do bolo deverá ficar imaculada até o momento de cantar os parabéns. Uma dica, não leve as crianças para a festa sem alimentá-las antes, crianças pequenas tem outra noção de tempo, e se estiverem com fome, será difícil administrar o humor delas.

Se a sua criança não estiver num bom momento e resolver chorar ou fazer manha, o ideal é procurar um lugar reservado e tentar acalmá-la, assim ela se sentirá mais segura, não estará exposta a olhares constrangedores e os demais convidados não se sentirão importunados, bom para todos. É comum que nos convites já esteja determinado o horário final da festa, é fundamental respeitá-lo. Por óbvio, os anfitriões não mandarão os convidados embora, portanto cabe ao convidado a delicadeza de saber a hora de ir. Itens de decoração não são brindes, e levá-los é furto. Simples assim. Levar docinhos e comidas para casa? Somente nos casos em que os anfitriões oferecerem. Do contrário, é deselegante e constrangedor pedir, e pior ainda levar. As lembrancinhas são para as crianças que foram convidadas e confirmaram presença. São um presente dos anfitriões, e presente não se pede. Educação e diversão podem e devem andar juntas.