Menu

Lu Fagherazzi

07/05/2018

Gafes em Festas

“Regras de etiqueta existem, para que todos possam aproveitar da melhor forma momentos especiais”

As regras de etiqueta existem, para que todos possam aproveitar da melhor forma momentos especiais. Festeje e aproveite, com classe e bom senso!

Organizar uma festa de casamento, de aniversário, de bodas, não é tarefa das mais fáceis. Por isso há empresas especializadas para organizá-las, para que os noivos ou aniversariantes possam sentir-se seguros com a recepção que darão. Sem dúvida, quem convida para uma festa deseja que as pessoas possam partilhar do momento especial e alegre que estão vivendo. Como um evento social, as festas têm alguns preceitos que devem ser seguidos para o bem-estar de todos. Algumas vezes, porém, gafes acontecem e quero crer seja devido à falta de conhecimento por parte de quem as comete. Comecemos pelo convite: se for solicitada confirmação da presença, faça-o dentro do prazo, e caso não tenha confirmado, não vá! E se confirmou, vá! A confirmação é extremamente importante, pois com base nela toda a logística da festa será realizada, desde a quantidade de comida, de bebidas, de lembrancinhas, culminando com a organização das mesas.

Chegando à festa, não peça para trocar de mesa, pois a organização destas seguiu alguma ordem que foi pensada levando em consideração o todo, pedir para trocar poderá gerar desconforto para os anfitriões e/ou convidados. Preste atenção nos nomes que estão no convite, são somente estas pessoas que estão convidadas, se disser “fulana e esposo” está claro que não é para levar os filhos, do contrário estaria escrito “fulana e família”. Não ligue perguntando se pode levar as crianças ou alguém que não foi convidado, pois isso será constrangedor para os anfitriões, e, por óbvio, não os leve. Procure respeitar o traje solicitado para o tipo de evento, você se sentirá bem e demonstrará que valoriza o evento e quem lhe convidou. Se houver fila para cumprimentar os noivos ou aniversariante, não fure a fila, independentemente de qual seja a sua relação com os mesmos, respeite os que chegaram antes. Aliás furar fila não é educado em hipótese alguma.

Não avance na mesa de doces como se o açúcar fosse ser banido da face da terra no dia seguinte, lembre-se: os doces são o complemento e não a refeição e devem servir a todos os convidados. Aguarde pelos anfitriões, são eles quem sinalizam quando os convidados podem se servir, normalmente com o corte do bolo. Caso os anfitriões oferecerem, sinta-se à vontade para aceitar ou não, do contrário, não peça para levar doces e ou comida para casa. Não leve a decoração da festa! Hoje em dia boa parte da decoração é alugada e qualquer desfalque deverá ser pago pelos anfitriões. Não peça mais lembrancinhas, pois são feitas em quantidade suficientes para os convidados que confirmaram presença e, se caso sobrar alguma, cabe aos anfitriões lhes dar o destino. Festa deve ser acima de tudo um momento de alegria, de descontração, porém esses conceitos são muito subjetivos, por isso as regras de etiqueta existem, para que todos possam aproveitar da melhor forma momentos especiais. Festeje e aproveite, com classe e bom senso!