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Lu Fagherazzi

01/10/2018

O Seu Cabelereiro Lhe Diria, Se Pudesse

Lembre: A Cinderela era educada. Malvada era a madrasta! 

A transformação não acontece por força de mágica e sim graças ao conhecimento, técnica e dom dos profissionais que nos prestam serviços

Um dos contos de fadas mais populares da humanidade é o da Gata Borralheira. Existem lugares contemporâneos que nos permitem fazer a passagem de Gata Borralheira para Cinderela quase que magicamente. Os Salões de Beleza. Ocorre que a transformação não acontece por força de mágica e sim graças ao conhecimento, técnica e dom dos profissionais que nos prestam serviços. É notória a transformação no humor e autoestima de uma mulher quando essa sai do salão com um cabelo novo, unhas feitas, e uma maquiagem maravilhosa. O que não dá para entender é porque algumas pessoas ainda tratam esses profissionais como se fossem seres inferiores. Atenção! Não há beleza que compense falta de educação!

Se agendamos um horário significa que compramos aquele tempo do profissional, portanto, se não pudermos ir, devemos ligar com antecedência e desmarcar, assim ele poderá tentar atender a outro cliente naquele período, afinal, seu tempo é a sua fonte de renda. Do contrário, é justo que cobrem pelo tempo reservado. Profissionais bons normalmente estão com a agenda cheia! Precisamos entender que, se chegarmos atrasadas, corremos o risco de o profissional não poder atender, afinal, se o serviço pudesse ser feito em meia hora, não precisaríamos ter reservado uma!

Só vale a pena irmos a salões onde confiamos nos profissionais, então melhor não ficar ensinando como ele deve fazer o trabalho. Não estamos satisfeitos? Damos feedback. Não resolveu? Trocamos de salão. Devemos dizer qual resultado queremos, e o profissional vai nos dizer se é possível ou não. Ficar dando instruções deixa claro que não confiamos nele. Ele, por sua vez, fica constrangido, mas dificilmente expressará tal sentimento. Então eu estou dizendo.

E aquela pessoa que resolve falar, em alto e bom som, durante seu atendimento no salão, sobre a vida sua e alheia, sem se preocupar com quem está ouvindo? Reclama do emprego, fala mal do colega de trabalho, comenta do amante. Estando em público, melhor cuidar com o que se diz. Isso pode evitar muita saia-justa. Por falar em saia, cuidado com os espelhos quando estiver sentada em frente a um (e salões costumam ter vários!). Precisa ir ao salão e não tem onde deixar as crianças? Melhor não ir, principalmente se o serviço for demorado. Ali não é lugar para as crianças, elas ficarão cansadas e impertinentes, os outros clientes ficarão incomodados, os profissionais irritados, mas ninguém falará nada, porque, como dizer para uma pobre mãe que ela não tem direito a uma sessão no salão? Tem! E exatamente por ter, é que deve aproveitar esse tempo sozinha.

Considera o serviço muito caro? Bom, caro é um conceito relativo, normalmente tem mais a ver com a nossa capacidade financeira do que com o preço. A questão é qual o valor que damos para o serviço prestado. É bom lembrar que não estamos pagando apenas pelo corte de cabelo, estamos pagando pela experiência. Para que o serviço seja prestado, alguém precisará pagar o aluguel, a luz, a água, o cafezinho, os produtos, o wi-fi, o salário da secretária, o curso de atualização, dentre outras coisas. Então não peça desconto no serviço. Valorize-ô.