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Lu Fagherazzi

25/04/2016

Você Prefere Pipoca ou Pipoca Crocante?

"Nós ainda julgamos sim produtos pela embalagem, livros pela capa e, pelo mesmo processo, profissionais pela sua imagem"

Estudos realizados por psicólogos revelam que  somos fortemente influenciados por fatores irrelevantes na hora de tomarmos decisões triviais, como escolher um prato no menu do restaurante, comprar um produto ou confiar em alguém. Irrelevantes, sim, mas que acabam sendo de profunda importância uma vez que nos fazem decidir. Num experimento um grupo de pessoas recebeu três diferentes caixas de detergente. Deveriam experimentar os três e depois reportar qual tinham gostado mais e por quê. Em sua maioria os participantes escolheram o detergente cuja embalagem era mais colorida, apesar do produto contido nos três tipos de embalagem ser exatamente o mesmo. Aqui o fator “irrelevante” para a função de um detergente, que é a embalagem, passou a ser de extrema relevância. Nós ainda julgamos sim produtos pela embalagem, livros pela capa e, pelo mesmo processo, profissionais pela sua imagem. É um dos milhões de processos inconscientes que fazemos diariamente e que afetam significativamente nossa vida.

Dito isso questionaria o porquê de tantas pessoas inteligentes, competentes e interessantes se apresentarem com um visual que não está à sua altura. E antes que você pense em “porque não têm dinheiro”, pela minha experiência já alerto que normalmente não se trata disso. Posso levantar várias hipóteses, dentre elas a de que não se convenceram da importância de se valorizar com uma boa apresentação, ou de que ainda não se apropriaram do seu real valor, ou, poderia ser por uma questão de baixa-autoestima. Não é incomum conhecer profissionais de alta competência que acabam tendo dificuldades de conquistar seu lugar ao sol por não conseguirem transmitir seus valores por meio de sua imagem. O empoderamento feminino passa também pela questão da imagem! Não a partir da adesão cega aos padrões de beleza ou estética, mas sim ao assumir o controle de suas decisões e sentir-se no direito de parecer “por fora” tão poderosa quanto é “por dentro”. Não estou aqui defendendo que a embalagem deva ser enganosa, mas que somos dualidade, assim como os dois lados de uma moeda constituem a própria moeda, nossos dois lados, interior e exterior, fazem parte de quem somos e de como nos apresentamos ao mundo.

É inteligente decidir que mensagem você quer transmitir ao mundo e aproveitar todas as ferramentas que estão à sua disposição para fazê-lo. Descubra o que funciona bem para você. Quanto mais o seu lado exterior refletir o seu interior mais você se sentirá em casa, à vontade consigo mesmo, e consequentemente o mundo vai saber ler esta mensagem. Tenha orgulho de quem você é e comunique isso ao mundo, tenha coragem de assumir o seu lugar.

E a pipoca? Bem, é uma premissa da pipoca ser crocante, mas ao declarar que é crocante fica nítida a distinção entre si e as demais pipocas. Acredito que você já entendeu...