Menu

Lu Fagherazzi

22/11/2016

Você sabe ser Elegante?

"Elegância não depende de dinheiro ou classe social, mas, fundamentalmente, das suas escolhas"

A imagem de uma pessoa reflete, invariavelmente, alguma coisa a seu respeito, mas também revela sua capacidade de analisar o contexto em que está inserida e efetuar escolhas, adaptar-se. O que significa ser elegante? E ter classe? A palavra elegância vem do latim “eligere” que significa saber escolher, então, parto deste conceito para a definição de uma pessoa elegante. Ser elegante é saber escolher roupas, acessórios e como construir sua imagem. É saber escolher as palavras, o vocabulário e a forma de expressar-se, evitando expressões chulas e de mal gosto. É tratar as pessoas igualmente bem independentemente da função ou cargo que exercem. Significa não destratar ou humilhar ninguém, dizer bom dia, boa tarde, boa noite, por favor e obrigada desde o porteiro até o presidente.

Ser elegante é escolher não fazer bullying com os outros, é evitar comentários racistas, homofóbicos ou sexistas - se você não consegue se libertar desses preconceitos, ao menos não os expresse. A elegância implica em não tomar atitudes que possam gerar constrangimento aos demais, como fofocas, contar segredos inapropriados, comentar sobre seu salários e seus gastos pessoais, tanto menos perguntar a alguém quanto o mesmo ganha. No trânsito, ser elegante é escolher ter paciência e compaixão com os menos prudentes ou experientes, evitar ser grosseiro e sair buzinando ou xingando os demais motoristas. Você não está no trânsito, você faz parte dele. Ser elegante é saber escolher como portar-se em cada ambiente, lembrar que cada evento tem o seu protocolo e, ao optar por participar, segui-lo, especialmente, como demonstração de respeito aos anfitriões, conhecendo e aplicando as regras de etiqueta adequadas ao momento. Como diz o provérbio “Em Roma, aja como os romanos”, em outras palavras, devemos pesquisar e conhecer quais são as regras e etiqueta específicas do lugar que iremos frequentar.

Com a aproximação do final de ano é comum termos que participar de diversos eventos sociais, como formaturas, casamentos, festas da empresa e amigos secretos. Esse é um bom período para revisitarmos nossos conceitos e conhecimentos acerca da etiqueta. Ressalto aqui a importância de saber que a festa da empresa é apenas um momento mais descontraído do seu trabalho, portanto lembre-se de que o seu comportamento e elegância, ou a falta dela, continuam sendo avaliados. Mantenha a compostura com relação às suas roupas, seus modos à mesa e seu linguajar, pois na segunda-feira tudo voltará ao normal, ou não, dependendo de como foi seu desempenho na festa.

Nossas escolhas nos definem, então: escolha diferenciar-se dos demais de forma positiva, escolha ser lembrado por sua educação e classe, sem presunção, mas ciente do lugar que ocupa, lugar singular, seu, e de ninguém mais, e lembre-se que elegância não depende de dinheiro ou classe social, mas, fundamentalmente, das suas escolhas.