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Maristela Chiappin

11/03/2019

Adaptação Escolar

Qual o papel da escola e da família?

Para o aluno, um mundo novo está por vir, e a família precisa ser a base da segurança e do apoio neste momento O trabalho realizado em parceira entre a orientação escolar, monitores e professores favorece o entendimento específico de cada aluno, visando atender às particularidades existentes em cada caso, auxiliando no processo de aprendizagem É essencial a participação de profissionais munidos de práticas voltadas para o bem-estar do aluno, prevendo que a sua inserção neste novo espaço ocorra da forma menos ansio­gênica possível Ter o apoio de uma instituição completamente voltada para dar o aporte necessário para que essa jornada seja sentida e vivida de forma prazerosa é fundamental O objetivo é cons­truir um contexto saudável que fortaleça os vínculos existentes entre a escola, família e a comunidade

 Mal piscamos os olhos, nossos pequenos já cresceram. Então nos deparamos com o mo­mento de proporcionar a eles mais in­teração com o mundo e evolução por meio de rotinas específicas para a ida­de, ou seja, é hora de ir para a escola!

São muitas expectativas nessa fase: qual escola escolher, qual período, o dia todo, meio turno, como ele vai ficar, o que vai fazer? Pois bem, saiba que essas são dúvidas e anseios seus. Seu filho não os tem, não sabe, nem ima­gina, nem mesmo precisa passar por toda essa angústia.

Para ele, um mundo novo está por vir e a família precisa ser a base da segu­rança e apoio neste momento. Sim, talvez ele chore nos primeiros dias, e precise ir indo aos poucos. Normal e compreensível. No entanto, a reação da família determina radicalmente o sucesso neste processo. Mesmo que no fundo estejamos, sim, preocupados e vivendo também um momento de adaptação com a nova fase, é preciso demonstrar segurança, alegria e muito equilíbrio.

É comum as mães sentirem uma pontinha de alegria quando o filho sente falta delas e olha para atrás, mas é preciso deixar este sentimento escondido. Caso contrário estaremos incentivando a insegurança da criança e, não, colaborando para a sua plena adaptação. A escola precisa ser um universo belo e acolhedor. Não pelos materiais utilizados, mas pelas pessoas, pelo carinho e pelas atividades desenvolvidas. Imaginem que é o grande passo de crescimento para um pequeno, que por vezes, passa a maior parte do tempo sem sair da sala de casa.

De repente ele tem um universo de paredes e ambientes novos, muita gente que jamais o viu antes e, ainda, um monte de crianças, que podem vir a ser seus melhores amigos e também proporcionar os primeiros conflitos. Por esses e outros motivos que a adap­tação é um projeto conjunto. Mais do que a criança estar preparada, os pais precisam estar cientes dessa fase e do quanto ela é importante para a evolu­ção dos filhos. Ter o apoio de uma instituição completamente voltada para dar o aporte necessário para que essa jornada seja sentida e vivida de forma prazerosa é fundamental.

Para que isso ocorra, é essencial a participação de profissionais munidos de práticas voltadas para o bem-estar do aluno, prevendo que a sua inserção neste novo espaço ocorra da forma menos ansio­gênica possível. Buscando, assim, prevenir possíveis con­flitos de ordem comportamental, social ou emo­cional no âmbito escolar. Além disso, o trabalho realizado em parceria entre a orientação escolar, monitores e professores, favorece o entendimento específico de cada aluno. Visando, desta maneira, atender às parti­cularidades existentes em cada caso, auxiliando no processo de aprendizagem, assim como em um bom desempenho escolar. Presumindo cons­truir um contexto saudável que fortaleça os vínculos existentes entre a escola, família e a comunidade.