Menu

Maristela Chiappin

30/10/2019

Preparação para o ENEM

O caminho para sentir-se pronto na hora do exame  

"A prova é a forma que melhor prepara os alunos para desenvolverem as 10 competências gerais, necessárias para o mercado de trabalho e para a vida" (Renata Baggio Pedreira, vice-diretora Pedagógica do 5º ano ao Ensino Médio) "Acreditamos que esse estímulo para o estudo e para a validação externa torne o aluno cada vez mais preparado para qualquer ambiente de validação acadêmica" (Wilian Colpo, coordenador do Ensino Médio da Rede de Ensino Caminho do Saber) Nessa nova fase, os alunos da terceira série realizam, por meio da Plataforma de Educação SAS, seis simulados preparatórios para a prova do ENEM, distribuídos ao longo do ano Em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é trabalhado o incentivo, a busca pelo aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências A Rede de Ensino Caminho do Saber está constantemente atenta à formação integral de seus alunos, por meio de três pilares: conteúdo, socioemocional e tecnologia

É papel da escola formar estudantes que vislumbrem um futuro de sucesso. Ao longo dos anos, o aluno passa por diversas mudanças, desafios e conquistas. Mas é na terceira série do Ensino Médio, um marco na vida escolar, que esse futuro começa a se desenhar de forma mais concreta com a preocupação em ingressar em uma universidade. Para a escola, surge uma nova missão: ensinar e provar aos estudantes que estarão preparados para esse desafio, desenvolvendo o trabalho em conjunto com a comunidade escolar.

A Rede de Ensino Caminho do Saber está constantemente atenta à formação integral de seus alunos, por meio de três pilares: conteúdo, socioemocional e tecnologia. A proposta pedagógica da instituição está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem o objetivo de garantir aos alunos o ensino de excelência, formando cidadãos com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI. Em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é trabalhado o incentivo, a busca pelo aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Nessa nova fase, os alunos da terceira série realizam, por meio da Plataforma de Educação SAS, seis simulados preparatórios para a prova do ENEM, distribuídos ao longo do ano. Após a realização desses simulados, eles têm acesso a um plano de estudo individualizado, em que são apresentados os principais resultados e uma análise focada nas áreas a que o aluno deverá dedicar seus estudos. Além de testar a qualidade, essa ferramenta visa familiarizar o aluno com o exame.

O coordenador do Ensino Médio da Escola, Wilian Colpo, ressalta que esse é um dos diferenciais da Rede. "Acreditamos que esse estímulo do estudo e de validação externa torne o aluno cada vez mais preparado para qualquer ambiente de validação acadêmica, seja ENEM ou qualquer outra prova". A vice-diretora Pedagógica do 5º ano ao Ensino Médio, Renata Baggio Pedreira, complementa o porquê de a escola dar tanto valor ao ENEM. "A prova é a forma que melhor prepara os alunos para desenvolverem as 10 competências gerais, necessárias para o mercado de trabalho e para a vida", afirma.

Mas essa preocupação com o exame, faz diferença? Segundo o estudante Bruno Nunes, sim. Ele, que agora se encaminha para a formatura da terceira série, explica: "Tendo a oportunidade de utilizar a plataforma de educação SAS e todas as ferramentas disponibilizadas pela escola, imagino que todos os alunos se sintam preparados e muito mais confiantes para a realização do ENEM e dos demais vestibulares".