Menu

Patrícia Focchesato

07/05/2018

Coluna Vertebral Saudável

“Ter a coluna vertebral ajustada e alinhada é um presente que damos ao nosso corpo, compensando as sobrecargas que lhe infligimos do dia a dia”

A Quiropraxia é uma profissão que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Foto: Daniela Xu A formação do Quiropraxista é feita, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no nível superior de ensino. O curso tem 4.800 horas de ensino e o título correto do profissional é Bacharel em Quiropraxia. Foto: Daniela Xu

Se você já ouviu falar em Quiropraxia, provavelmente associe essa técnica terapêutica aos famosos estalos da coluna vertebral. Entretanto, a Quiropraxia é muito mais que isso e tem longos anos de história. Em 1845, nos Estados Unidos, Dr. Palmer, apresentou a Quiropraxia ao mundo. A técnica é uma terapia de saúde complementar que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, tratando problemas de coluna que geram dores nas costas e demais implicações. A técnica busca descobrir a real causa da dor, estabelecendo uma conduta terapêutica guiada para resolver verdadeiramente o problema, eliminando a dor da rotina dos pacientes. Apesar de ter uma trajetória de mais de 100 anos, a técnica é relativamente jovem no Brasil. A primeira turma de graduados em Quiropraxia formou-se em 2005, pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo - RS), com apoio da Palmer College. Em 2006, o MEC reconheceu o curso e os formados receberam a titulação de bachareis em Quiropraxia. Foi neste ano que concluí minha formação na área. Com o amadurecer da profissão os quiropaxistas foram se multiplicando e cada vez mais pessoas no mundo têm o privilégio de ter este acompanhamento de saúde, com resultados fabulosos. Ter a coluna vertebral ajustada e alinhada é um presente que damos ao nosso corpo, compensando as sobrecargas que lhe infligimos do dia a dia. A consulta consiste basicamente em uma entrevista e avaliação minuciosa do paciente. São realizados testes ortopédicos e funcionais, assim como a avalição dos exames radiológicos. Com todas as informações pertinentes, um diagnóstico neuro-músculo-esquelético é feito para traçar a conduta terapêutica satisfatória. Com a união de todas as informações o quiropraxista seleciona e elege as técnicas adequadas para tratar a lesão do paciente de forma integral. Entre a gama de técnicas quiropráticas, as mais conhecidas são as   que têm o famoso “estalo”. Porém há técnicas em que o paciente não sente nada, nenhum barulho, nenhuma dor. Estas são bastante conservadoras, sem uso de manobras com rotação chamada ACTIVATOR® sobre a qual falaremos mais especificamente nas próximas edições. O paciente que têm acompanhamento de um Quiropraxista tem uma vida mais leve, recebe orientações, e é estimulado a manter sua saúde no potencial máximo. Muitos atletas, (profissionais e amadores) se beneficiam mantendo sua coluna vertebral saudável melhorando resultados e prevenindo lesões. A busca pelo equilíbrio e pelo perfeito funcionamento da coluna vertebral e, consequentemente, do corpo como um todo, potencializa a produtividade mental e física necessária para mantermos nossa saúde plena.